Pitbull American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier é uma raça canina. A raça descende de outras raças americanas e foi desenvolvida com o intuito de ser uma versão de exposição do American Pit Bull Terrier. Os American Staffordshire Terriers foram reconhecidos pelo Kennel Clube Americano em 1936. A raça é membro do grupo dos Terriers e dos Molossos.

Padrões da raça

Aspecto Geral

O American Staffordshire Terrier deve dar impressão de grande força para seu tamanho um cão muito bem estruturado, musculoso, ágil e gracioso, profundamente ligado ao que o cerca. Deve ser compacto, não pernalta nem esgalgado.Sua Coragem é proverbial.

Corpo

Costelas bem arqueadas, profundas no final, todas as costelas deverão estar bem juntas umas das outras. Os anteriores são afastados o suficiente para permitir o bom desenvolvimento do peito, que é largo e profundo.

Pelagem

Curta, cerrada, dura ao toque e brilhante. Áspera.

Cor

Qualquer cor, sólida, particolor ou malhada permissível, mas ao contrário de raças como a American Pit Bull Terrier não é desejável o preto e castanho, o fígado, o branca puro ou mais de 80% (oitenta por cento) em branco. Sendo os cães desta raça, na sua maioria de cor camurça e branco.

Tamanho

Altura e peso proporcionais. Macho de 45,7 a 48,2cm (18 a 19 polegadas) e fêmeas de 43,2 a 45,8cm (17 a 18 polegadas) devem ser consideráveis preferíveis.

Olhos

Escuros, redondos, inseridos baixos e separados. Sem pálpebras rosadas.

Membros

Os anteriores devem ser retos, de ossos grandes e redondos, metacarpos retos. Não poderão apresentar a menor curvatura. Os posteriores são bem musculosos, jarretes baixos, não virados para dentro ou para fora. Pés de tamanho médio, compactos e com dedos bem arqueados. A andadura deve ser flexível, sem movimento lateral nem passo de camelo.

Focinho

Comprimento médio, arredondado na parte superior e caindo abruptamente abaixo dos olhos. Mandíbulas bem definidas. A mandíbula inferior deve ser forte com possante capacidade de mordedura. Lábios fechados e bem nivelados, sem frouxidão. Os incisivos superiores em contato estreito com a face anterior do incisivo inferior (mordedura em tesoura). Nariz (trufa) definitivamente preto.

Temperamento

Por sua força e valentia, esta raça foi muitas vezes transformada em máquina de briga, mas vale lembrar que este cão tem diversas outras qualidades. São dóceis, inteligentes, excelentes com crianças e como guardiões, protegem devotadamente seus donos, conseguindo distinguir se a pessoa que se aproxima tem boas ou más intenções, podendo ainda, com um pouco de treino conviver pacificamente com outros cães. O cão é um dos melhores amigos das pessoas e em muitos aspectos é visto como valente dependendo do tipo da criação que as pessoas o dão ao animal. O Amstaff, como é conhecido, é visto como um dos melhores cães, até sendo usados para terapias ou obrigações públicas, como na polícia e bombeiros.

Cuidados

O Staff, apelido da raça, precisa de muito exercício. Escovação semanal é suficiente e banhos conforme o necessário, mas não demais.